Após 57 dias, menina baleada na cabeça em escola dos EUA recebe alta: “É um milagre”
Sophia Forchas, de 12 anos, que ficou gravemente ferida após levar um tiro na cabeça durante o tiroteio em massa na Igreja Católica da Anun...
Sophia Forchas, de 12 anos, que ficou gravemente ferida após levar um tiro na cabeça durante o tiroteio em massa na Igreja Católica da Anunciação, em Minneapolis (EUA), recebeu alta hospitalar na última quinta-feira (23), após uma recuperação considerada “milagrosa”.
Depois de 57 dias entre internação e reabilitação, Sophia deixou o Hospital Infantil Gillette e foi recebida com emoção em frente ao centro Hennepin Healthcare, em St. Paul. Dezenas de pessoas — entre elas familiares, amigos e médicos que cuidaram dela — a aplaudiram e celebraram sua recuperação.
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, compartilhou um vídeo mostrando Sophia sendo conduzida em uma limusine branca, escoltada por policiais: "Bem-vinda ao lar, Sophia. Minneapolis te ama".
Welcome home, Sophia. Minneapolis loves you. pic.twitter.com/WSokK68FE9
— Mayor Jacob Frey (@MayorFrey) October 23, 2025Ao visitar o centro de tratamento onde realizou sua reabilitação, Sophia reencontrou o neurocirurgião Walt Galicich — que acompanhou seu caso desde a sua recuperação.
‘Motivo para celebrar’
Em 5 de setembro, o médico afirmou que ela poderia se tornar a terceira vítima fatal do ataque, embora já houvesse sinais encorajadores de recuperação.
"Vê-la andando por aí querendo ir para casa e voltar para a escola é incrível", disse ele à CBS News.
No Facebook da Hennepin Healthcare, imagens de Galicich abraçando Sophia emocionaram milhares de pessoas:
“Hoje, a Sophia passou aqui para nos visitar a caminho de casa depois de um mês de reabilitação em Gillette Children's. Ela inspirou tantos de nós e este dia é verdadeiramente um motivo para celebrar”, declarou a organização.
O estado de saúde de Sophia gerou uma onda de orações entre cristãos, e sua família expressou gratidão por meio de uma publicação no GoFundMe, uma página criada para ajudar nas despesas médicas, na quinta-feira (23).
A página já havia arrecadado quase US$ 1,2 milhão até sexta-feira (24). Em nota, os familiares testemunharam que a recuperação da filha foi graças a Jesus.
"Suas orações foram poderosas. A sobrevivência de Sophia a este ataque horrível é um milagre. Seu progresso na recuperação é nada menos que milagroso. Um testemunho inegável da misericórdia e da intervenção de nosso Senhor Jesus Cristo", disse a família.
E continuaram: "A cada dia, descobrimos novas revelações de momentos e circunstâncias que a mantiveram viva e tornaram sua recuperação possível. São tantas que não podemos descartá-las como coincidência. Deus ouviu nossas orações e envolveu Sophia em seus braços".
"Foi pela vontade de Deus que ela chegou até aqui. Somos eternamente gratos ao nosso Pai amoroso, que ouve e responde às orações", concluiu a família.
Relembre o caso
Sophia Forchas foi baleada no tiroteio escolar de 27 de agosto de 2025, quando alunos e professores da Escola Católica Anunciação foram alvo de um atentado durante uma missa de volta às aulas.
O ataque ocorreu por volta das 8h30, quando o atirador, Robin Westman, de 23 anos, armado com um rifle, uma espingarda e uma pistola, disparou contra as janelas da igreja.
Na ocasião, dois alunos — um de 8 anos e outro de 10 — foram mortos. Além disso, 14 crianças e 3 adultos ficaram feridos. Segundo a polícia, o atirador também tirou sua vida.